acupuntura e as emoções

acupuntura e as emoçõesa acupuntura e as emoçoes, segundo a medicina tradicional chinesa

As emoções tornam-se causa de doença apenas quando são excessivas e ou prolongadas. A muito custo consegue-se evitar a raiva, porém um estado prolongado da mesma pode nos adoecer.

     Se o individuo sente-se constantemente irritado mediante determinadas situações da vida, durante anos, este estado emocional seguramente irá perturbar a nossa mente, ocasionando a doença.

     Vamos falar mais precisamente do efeito da raiva em nossa saúde. O termo raiva deve ser entendido aqui de forma mais ampla e está inclusa neste termo  o ressentimento, a raiva reprimida, a mágoa, a frustração, irritação, fúria indignação, animosidade  ou amargura .Qualquer um destes estado vai afetar o fígado ( entenda-se aqui fígado meridiano), que irá causar vários sinais e sintomas que irão se manifestar na cabeça e no pescoço, tais como: cefaleias ( dor de cabeça), zumbido, tontura, erupções vermelhas na parte da frente do pescoço, face vermelha, sede, vômito, diarreia.

acupuntura e as emoções 1

     Alguns indivíduos podem interiorizar a raiva durante anos, sem nunca manifestá-la. Em particular, uma depressão de longa permanência pode ser proveniente de raiva reprimida ou ressentida. Em alguns casos, a raiva pode afetar outros órgãos, especialmente o estomago. Está situação é mais comum de acontecer em indivíduos que ficam com raiva na hora das refeições, o que pode acontecer quando o horário das refeições torna-se palco de brigas familiares. Ocorre também quando o individuo já possui uma fraqueza de estomago e ao passar por estados constantes de raiva, esta passa a afetar diretamente o estomago sem afetar o fígado. Se o indivíduo passa raiva regularmente de uma a duas horas após as refeições, a raiva irá afetar os intestinos em vez do estomago. Isto ocorre geralmente naquelas pessoas que imediatamente após o almoço retomam um trabalho estressante e frustrante. O que ocasionará dor e distensão abdominal e alternância entre obstipação e diarreia. E finalmente a raiva como todas as outras emoções, também afeta o coração e consequentemente a mente. Em alguns casos, a raiva encobre outras emoções como a culpa. Algumas pessoas podem escondê-las durante anos, sendo incapazes de ou relutantes para reconhecê-la: podem então usar a raiva como máscara para sua culpa.

     Há ainda algumas famílias nas quais todos os membros são permanentemente irados.Nestes casos a raiva é muitas vezes usada como mascara para ocultar outras emoções, tais como culpa, medo, não gostar de ser controlado, fraqueza ou complexo de inferioridade. A contra parte da raiva em termos de energia mental seria: a força, o dinamismo, a criatividade e a generosidade. Sendo assim esta a mesma energia que é dissipada na raiva pode ser utilizada para se atingir os objetivos da vida.

    Através da acupuntura podemos tratar e com qualidade as patologias decorrentes da raiva e outros estados emocionais.

fatima

Comentários no Facebook