Livre-se da Ansiedade de forma natural!

ansiedadeO que é ansiedade?

A ansiedade é um fenômeno muito estudado pela psicologia, pela psicanálise e pela medicinas; caracteriza-se por  um estado subjetivo e desagradável de inquietação, tensão e apreensão. Uma apreensão  à uma situação nova ou desconhecida, nos coloca em uma situação de alerta e sinaliza-nos um perigo. No caso do ansioso esta situação de apreensão se torna constante, configurando assim uma situação patológica.

A ansiedade e a medicina tradicional chinesa

A palavra ansiedade é uma palavra ocidental que se refere a um estado somato-psíquico descrito pela Psicologia e pela Medicina ocidentais. Nesses termos, a terminologia ansiedade não é uma terminologia oriental, portanto, na literatura clássica da Medicina Tradicional chinesa (MTC), é impossível encontrar descrições de tratamentos para ansiedade. Aliado a isso, na Medicina Tradicional Chinesa, não existe separação entre mente, corpo e espírito, portanto, não existem classificações de doenças ou distúrbios exclusivamente psicológicos ou psiquiátricos, como ocorre no ocidente, como, por exemplo, no caso de transtornos de ansiedade.

Como na Medicina Tradicional chinesa não existe separação entre corpo, mente e espírito, uma desarmonia em um dos cinco principais órgãos do corpo (na perspectiva chinesa: coração, baço-pâncreas, pulmão, rins e fígado) ocasionará automaticamente um desequilíbrio nos aspectos mentais e espirituais desses órgãos, chamados respectivamente de shen, hun, po, yi e zhi.

Como a ansiedade é sintoma de uma desarmonia, ela pode ser sintoma de desequilíbrio de qualquer um desses aspectos, sendo, porém, mais marcadamente considerada um distúrbio do shen, que significa espírito, ressaltando-se que, para os chineses, o espírito reside no coração.

Tomando como base o princípio chinês da indissociabilidade entre corpo, mente e espírito e da relação entre os cinco órgãos,  também enfatiza que a ansiedade é causada por uma perturbação do sistema do coração. O autor acrescenta que o surgimento de distúrbios de ansiedveade está relacionado constantemente a um desequilíbrio entre os sistemas do coração e do rim: “A ansiedade do coração está baseada no medo do rim, com sentimentos característicos de apreensão, do medo de que algo terrível aconteça. A ansiedade pode então vir combinada de sobressaltos e receios, com sinais físicos como tremor, frequência urinária ou intestinos soltos.

Sendo assim, podemos verificar que a ansiedade é muito  estudada e tratada pela acupuntura e com sucesso, podemos trabalhar tanto com a acupuntura sistêmica, como com a acupuntura auricular.

A ansiedade é um mal que afeta muito o ser humano nestes tempos modernos, cheio de competição, stress, concursos, vestibulares e etc. E acupuntura pode ser uma alternativa para a sua qualidade de vida.

veja também >>>>>>>>>>>>acesse aqui<<<<<<<<<<<<<<<<







Comentários no Facebook