SHIATSU – OQUE É!

Shiatsu

   Oque vem a ser o shiatsu? Shiatsu é uma arte de cura pelo toque, que se desenvolveu no Japão no século XX, mas cuja origem está nas antigas técnicas chinesas, do Anma e do D0-in, as duas técnicas mais antigas do oriente.

    É um trabalho corporal de reequilíbrio físico e energético, e a exemplo de outras formas de massagem, visa relaxar e revigorar o corpo.

     Ministrado corretamente é eficaz tanto para problemas emocionais quanto físicos.

     Shiatsu é uma palavra japonesa que provem de “Shi”, que significa dedo e “atsu”, que significa pressão. Então shiatsu quer dizer Pressão com o dedo.

     A pressão e o contato podem ser realizados com o polegar,  com os outros dedos, ou palma da mão, antebraço, cotovelo ou até mesmo os pés. A qualidade da pressão aplicada é o diferencial das outras formas de massagem.

     O objetivo do shiatsu é atingir os canais ou meridianos de energia. Onde a energia ou força vital, ou Qi(energia) circula. Está energia vital é o que mantem nossa mente e nosso corpo em equilíbrio. Se ela circula a contento, temos saúde; se tiver dificuldades para circular, adoecemos. Além de equilibrar a energia, o shiatsu beneficia o sistema muscular, circulatório e linfático.

    No shiatsu, além das pressões nos pontos energéticos, várias partes do corpo são alongadas ou recebem o peso corporal do terapeuta, para correção e manutenção da postura, melhora das articulações, músculos, tendões, melhora da circulação de energia dos meridianos.

    Os mesmos princípios utilizados, pela acupuntura, para diagnostico e tratamento, são utilizados pelo shiatsu. Com a diferença de que no shiatsu, utilizamos os dedos e não agulhas.

    Indicação:

*problemas emocionais tais como: depressão, fobias, ansiedade e outras

*insônia

*TPM

*stress

*cólicas

*dores musculares

*dor ciática

*dores na coluna

* hérnia de disco

*constipação intestinal

*dores de cabeça

* enxaqueca e outras

     Sendo assim, Shiatsu é um excelente recurso para a saúde e o bem estar!

Fatima Borges Silva- Fisioterapeuta

www.fatimafisio.com.br

veja isto!

http://www.iped.com.br/medicina-alternativa/afiliado/2782586

 

 

 

 

Comentários no Facebook